Desenvolvimento Econômico

Posto de Atendimento ao Trabalhador

O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador é um dos principais meios de contratação das empresas do Estado de São Paulo. Por meio dele, as empresas e pessoas físicas podem anunciar gratuitamente vagas de emprego e o cidadão que está em busca de contratação no mercado de trabalho também ganha, pois o atendimento é gratuito.
Além da disponibilidade de vagas de emprego, o PAT oferece palestras e cursos de orientação profissional, emissão de Carteira de Trabalho, intermediação de mão de obra, parcerias com empresas, entre outros serviços aos trabalhadores e empregadores.

No PAT são oferecidos os seguintes serviços:

1 – Emissão da 1ª e 2ª via, Continuação e Alteração da Carteira de Trabalho

  • Para emissão da 1ª Via da CTPS é necessário 01 (uma) foto 3×4 recente e RG ou Certidão de Nascimento ou Reservista ou Certidão de Casamento e CPF lembrando que os mesmos deverão ser originais ou cópias autenticadas.
  • – Para emissão da 2ª Via da CTPS é necessário 01 (uma) foto 3×4 recente e CPF, um dos documentos de identificação válido (ver item 4.1), a CTPS anterior ou um documento original que comprove a numeração e série da CTPS anterior (Data Prev., Extrato do PIS, Rescisão de Contrato, Aviso de férias e outros).
  • – Para alteração de informações exclusiva do nome do munícipe, deverá ser orientado a apresentar um documento original que comprove a legitimidade do nome atual e a CTPS, por exemplo: A certidão de casamento.
  • – Para emissão da continuação da CTPS é necessário 01 (uma) foto 3×4 recente, um dos documentos de identificação válido (ver item 4.1), e a apresentação da CTPS anterior e CPF.

 

2 – Programa Time do Emprego

  • Para participar do Programa Time do Emprego o munícipe deve ser maior de 16 anos, ser morador desta cidade de Sorocaba e estar na situação de desempregado ou em busca do primeiro emprego.
  • O munícipe que solicitar participar do Programa Time do Emprego deverá ser encaminhado ao guichê específico para preencher a Ficha de Informações do Participante, fornecida pelo Governo do Estado de São Paulo, com anotações dos dados pessoais e experiências profissionais.

 

Cadastro de currículos

O PAT, junto com o Sistema do Governo Federal MTE – Mais Emprego, realiza um trabalho que, com certeza, oferece oportunidades para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho.
O Sistema MTE – Mais Emprego é o Portal desenvolvido pelo MTE – Ministério de Trabalho e Emprego e tem como objetivo promover a intermediação de mão de obra e os Programas de Qualificação Social e Profissional – prevista na Lei de criação do Programa Seguro – Desemprego.
O Sistema MTE – Mais Emprego, está disponível, gratuito, na página HTTP://maisemprego.mte.gov.br do Ministério do Trabalho e Emprego e agrupa todas as informações aos usuários do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, sendo uma oportunidade para o trabalhador ampliar suas possibilidades em obter novo emprego e de ser reconduzido mais rapidamente para o mercado de trabalho.

3 – Intermediação de Mão de Obra – IMO

  • Cadastro do Munícipe e consulta de vagas de emprego
  • Cadastro do empregador e vagas de emprego
  • Validação das vagas (Via Sistema)
  • Agendamento das salas do empresário
  • Atendimento ao Empregador com Reserva de Sala
  • Manutenção das vagas

 

Sistema MTE EMPREGA BRASIL opera com o site: empregabrasil.mte.gov.br
Via smartphone com o aplicativo Sine Fácil

4 – Agendamento das Salas do Empresário

O empregador que solicitar salas para o processo de seleção deverá ser orientado pelo Setor de Captação de Vagas, a se cadastrar no sistema MTE Emprega Brasil, cadastrar a vaga de emprego, que pode ser feito via WEB, pessoalmente ou por meio do Formulário para Abertura de Vaga (A09.PR-PAT-001) e direcionar os candidatos para entrevista no PAT com horário e data agendada.

5 – Programa PADEF

O PAT cumpre a Lei nº 10.048 Art. 01 de 08/11/00, a qual dá prioridade de atendimento as pessoas com deficiências, aos idosos com idade igual ou superior a sessenta anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo.

Horário de Atendimento:

Seg-Sex 08:00h ás 16:00h

Telefone para Atendimento:

(15) 3229-2880

Endereço:

R. Cel. Cavalheiros, 353 – Centro, Sorocaba – SP, 18035-640

Ao do Terminal São Paulo
Consulte os Horários de Ônibus clicando aqui.

Destaques