♻️ Metarreciclagem ♻️

O objetivo da Metarreciclagem é reaproveitar o maior número de componentes de um computador fora de uso para a montagem de outra máquina e, assim, formar novos kits de informática. Posteriormente, esses equipamentos são doados às entidades assistenciais e cadastradas pelo Fundo Social de Solidariedade em ações sociais. Em parceria com a Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios – UNITEN (link) o Projeto Metareciclagem também realiza em sua unidade, cursos profissionalizantes. Criado em 2009, o Projeto formou até o momento mais de 3.000 alunos. Nesse período também foram doados mais de 400 kits a aproximadamente 100 entidades assistenciais, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e descartadas mais de 400 toneladas de resíduos eletrônicos de maneira adequada.

Serviços

O Metareciclagem é um espaço de Inclusão Digital ao munícipe, com a oferta de um telecentro, onde computadores com acesso à internet que podem ser acessados gratuitamente por uma hora diariamente. Esse serviço possibilita o acesso a sites de concursos, programas sociais, encaminhamento de currículos para vagas de emprego, acesso à e-mails, Enem, trabalhos escolares, segunda via de documentos, antecedentes criminais, boletos de pagamento, vídeos, redes sociais e pesquisas em geral.

A unidade é um Polo de Logística Reversa de Eletrônicos, onde resíduos eletrônicos são descartados tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. Equipamentos recebidos são separados e destinados a cursos práticos ministrados pela UNITEN. Eletrodomésticos também são separados para cursos de assistência técnica.

Já itens de informática que ainda estejam em condições de reuso são aproveitados para a montagem de kits de informática compostos por CPU, monitor, teclado e mouse que serão doados às entidades assistenciais cadastradas pelo Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba.

O que não pode ser reaproveitado neste processo é separado e destinado à Cooperativas parceiras da cidade de Sorocaba, que faz a comercialização do chamado “resíduo eletrônico”, dando uma destinação ambientalmente correta a esses materiais.

Cursos

O Projeto Metareciclagem disponibiliza cursos gratuitos por meio de parceria com a UNITEN, dentre eles: Informática Básica, Montagem e Manutenção de Micro.

Locais de descarte correto de eletrônicos:

Metareciclagem – Avenida Armando Sales de Oliveira,  762 – Sorocaba/SP

Secretaria do Meio Ambiente, proteção e Bem-Estar Animal – Rua Santa Maria, 197 – Vila Haro

Cooperativas de Coleta Seletiva:

CORESO – Rua Encarnação Rando Castelucci, 70 – Vila Colorau

Rua José Henrique Dias, 215 – Parque Vitória Régia

COOPERESO – Rua Benedito Ferreira da Silva, 266 – Jd. Zulmira

Rua Ourinhos, 241 – Jd. Leocádia

Calendário de Coleta Seletivahttps://servicospublicos.sorocaba.sp.gov.br/destaques/coleta-seletiva/

 

Horário de Atendimento:

08h às 16h de segunda a sexta-feira;

Telefone para Atendimento:

(15) 3417-3825.

Endereço:

Avenida Armando Sales de Oliveira,  762 – Sorocaba/SP

E-mail:

meta.recicla@gmail.com

Blog:

http://metareciclagemdesorocaba.blogspot.com.br