Desenvolvimento Econômico

Divisão de Desenvolvimento Empresarial (DDE)

Natalia Vila Marin Farias

A Divisão de Desenvolvimento Empresarial desempenha um papel crucial no apoio e na facilitação do estabelecimento, expansão e operação de empresas em Sorocaba, por meio do programa “Poupatempo do empreendedor”. Seu objetivo é estabelecer as conexões necessárias entre as empresas e o setor público, garantindo a viabilidade dos investimentos e agilidade nos processos. Adicionalmente, a Divisão gerencia incentivos fiscais para empresas em busca de apoio, não obstante, a gestão da vasta carteira de ambulantes regulamentando suas atividades e contribuindo para a organização do espaço público, neste viés ocorre também por parte desta divisão a regulamentação das bancas de jornal; realiza o acompanhamento dos candidatos interessados no programa de microcrédito (Banco do Povo), permitindo que empreendedores acessem recursos financeiros para alavancar seus negócios, neste sentido, há o apoio aos MEI’s do município, oferecendo suporte especializado para que possam prosperar e contribuir para a economia local, através do Espaço Empreendedor. Não se limitando as atividades supracitadas, o projeto do Metarreciclagem atualmente encontra-se nesta Divisão.

SEÇÃO DE ATENDIMENTO A INCENTIVOS FISCAIS

Sérgio Paulo Chagas

  A equipe desempenha um papel central e vital em todo o processo relacionado à concessão de Incentivos Fiscais, englobando um conjunto diversificado de responsabilidades de extrema importância. Desde a minuciosa análise das solicitações até a execução e monitoramento dos benefícios fiscais concedidos, sua atuação é integral. Para enriquecer ainda mais sua eficiência, a equipe não apenas é respaldada pelo apoio técnico especializado da Secretaria da Fazenda, mas também recebe suporte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES).

O intercâmbio contínuo de conhecimentos e informações com a Secretaria da Fazenda representa um pilar fundamental para assegurar que os incentivos fiscais permaneçam em total conformidade com as leis e regulamentos vigentes. Essa colaboração constante permite à equipe desenvolver sua expertise de forma contínua, capacitando-os a abordar com solidez e confiança desafios complexos que possam surgir no âmbito dos incentivos fiscais. Ao combinar essa base sólida de conhecimento com uma abordagem pragmática, a equipe está bem posicionada para maximizar o impacto positivo dos incentivos fiscais na economia local e no desenvolvimento sustentável.

SEÇÃO DE ATENDIMENTO AO COMÉRCIO E EMPRESARIAL

Adriana Tobias Lizier

A equipe desempenha um papel de destaque no completo gerenciamento do processo que abrange o atendimento de empresas interessadas em se estabelecer e expandir seus investimentos em Sorocaba. Esse compromisso é respaldado por um acompanhamento abrangente de projetos, desde a sua concepção até a fase final, contando com o apoio do Grupo de Análise Conjunta a Projetos Especiais (GAPE), também reconhecido como o “Poupatempo do Empreendedor”

 Ademais, a equipe desempenha um papel fundamental no cenário local, pois assume a responsabilidade de realizar o cadastramento dos ambulantes atuantes no município. Além disso, desempenha um papel ativo na regulamentação das bancas de jornal, contribuindo para a ordem e a organização do espaço público. Por meio dessa abordagem multifacetada, a equipe não apenas facilita o estabelecimento e o crescimento empresarial, mas também contribui para a dinâmica comercial da cidade. Sua atuação holística abrange desde o suporte especializado na esfera empresarial até a organização do cenário urbano, reforçando o ambiente propício para o desenvolvimento econômico sustentável em Sorocaba.

SEÇÃO DE ATENDIMENTO AO EMPREENDEDOR

Thiago de Souza

  A equipe desempenha um papel crucial à frente do Espaço Empreendedor, uma iniciativa estratégica voltada para atender especificamente às demandas dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Neste âmbito, o Espaço Empreendedor assume um papel fundamental ao oferecer uma série de serviços essenciais em um único local. Isso inclui não apenas a orientação detalhada sobre os trâmites burocráticos, mas também a facilitação de processos de formalização, mudança cadastral e baixa de registro para os MEIs.

  Além disso, o Espaço Empreendedor desempenha um papel ativo na capacitação dos MEIs, proporcionando acesso a recursos de aprendizado e treinamento que visam aprimorar suas habilidades empresariais, através de parceiros. Esse componente de desenvolvimento é fundamental para o crescimento sustentável dos negócios individuais e para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região. A equipe também assume a responsabilidade de responder a dúvidas e oferecer suporte contínuo aos MEIs, garantindo que eles tenham as informações necessárias para tomar decisões informadas e eficazes em relação às suas operações. Ao centralizar todos esses serviços em um espaço dedicado, a equipe torna-se um recurso indispensável para os MEIs, tornando suas jornadas empresariais mais eficientes e bem-sucedidas. A abordagem proativa do Espaço Empreendedor, aliada à expertise da equipe, desempenha um papel significativo na promoção da sustentabilidade e do crescimento dos Microempreendedores Individuais em Sorocaba, consolidando-se como um componente vital do ecossistema empreendedor da cidade.

SEÇÃO DE INCENTIVO E FOMENTO AO MICROCRÉDITO

Simone Lopes de Oliveira

  O setor desempenha um papel fundamental no atendimento e operacionalização do Banco do Povo Paulista, um programa de microcrédito produtivo criado pelo Governo do Estado de São Paulo em colaboração com as prefeituras locais. A missão desse programa é estimular o desenvolvimento socioeconômico e a geração de oportunidades, o que o torna um instrumento crucial para a promoção do empreendedorismo.

 O Banco do Povo Paulista exerce um papel vital ao conceder financiamento para capital de giro e investimento fixo, abrangendo uma ampla variedade de necessidades empresariais. Isso inclui desde a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas e equipamentos, até a compra de máquinas, ferramentas e veículos. Além disso, o programa também reconhece a importância da visibilidade para os negócios e possibilita o financiamento de itens relacionados à publicidade e divulgação do empreendimento. O impacto abrangente do programa se estende muito além do financiamento, pois contribui para a dinâmica econômica local, impulsionando o crescimento dos negócios e a criação de empregos. O setor se firma como um elo valioso nessa cadeia de desenvolvimento ao conectar empreendedores a oportunidades que podem impulsionar o sucesso e a sustentabilidade de suas atividades empresariais.