Investidor

Cidade do interior, moderna e inovadora, Sorocaba tem sido eleita como uma das melhores cidades do Estado de São Paulo para se investir. Reconhecida internacionalmente pela sua sustentabilidade e qualidade de vida, Sorocaba tem se moldado para atender a crescente demanda sem perder a qualidade e tradição do interior.
Como sede da Região Metropolitana, tem recebido investimentos em todos os âmbitos governamentais. Sua localização próxima das principais vias de acesso permite o fácil escoamento de produtos e matéria prima.
Possui um parque industrial diversificado. É conhecida por ser o maior polo em manutenção de aeronaves executivas da América do Sul; pela fabricação de insumos relacionados ao segmento de energia renováveis e grande indústria voltada ao setor de metal mecânico, automotivo e ainda por abrigar importantes empresas da cadeia produtiva do setor químico – alimentício. Reconhecida pelo relatório da Endeavor – Índice das cidades empreendedoras 2016, em 8º lugar no ranking geral e em 1º no quesito Mercado, Sorocaba, sempre se destaca pelo seu desenvolvimento. Para manter essas características, o município busca incentivar e atrair novos investimentos por meio da captação e manutenção de suas empresas no município.
Nesta seção, o investidor encontrará nossa política de desenvolvimento e as principais informações da cidade: Guia de investidor, dados municipais, informações sobre incentivos fiscais, instalação e ampliação, bem como forma de assessoramento aos investidores e às empresas.

Conheça um pouco mais no nosso Guia do Investidor
Acesse também do Guia de informações estatísticas

Incentivo Fiscal
A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza amplo apoio às empresas interessadas em investir no Município, por meio de incentivos fiscais, definição de zonas industriais de excelente localização, sistema eletrônico para a agilidade de questões de documentação e tributação.
Direcionado às empresas interessadas na obtenção de incentivos fiscais, que tenham objetivo industrial, comercial ou de prestação de serviços, desde que atendam aos termos da Lei nº 11.186/2015, segue abaixo a cartilha de incentivos fiscais, a referida Lei, bem como os formulários de solicitação e acompanhamento dos compromissos assumidos.

Acesse:

Para empresas já incentivadas é necessário a entrega de relatórios a cada dois anos, o chamado relatório bienal.

1. Para empresas beneficiadas sob égide da Lei 6.344/2000 acesse o relatório por meio do link Relatório Bienal Lei 6344
  2. Para empresas beneficiadas por meio da Lei 11.186/2015 acesse o relatório por meio do link Relatório Lei 11.186

Equipe de Assessoramento às empresas
Com o objetivo de prestar assessoria especializada às empresas instaladas ou que tenham interesse em se estabelecer em Sorocaba, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda reuniu profissionais qualificados para atender essa demanda de forma desburocratizada.
Visando a agilidade e qualidade nos procedimentos administrativos entre prefeitura e empresas, a equipe oferece condições técnicas e estruturais para a atração de capitais e de investimentos para a cidade. Nesse sentido, a equipe acompanha a instalação e ampliação de empresas; intermedia e apoia a manutenção das atividades da empresa e avalia eventuais incentivos fiscais referentes à ampliação e instalação.

Endereço: Av. Gal. Osório, 1840 – Altos do Trujilo – Sorocaba/SP
Telefone: (+55 15) 3316-1642 ou 3316-1653
E-mail: apoioempresas@sorocaba.sp.gov.br

Edital de Chamamento público de imobiliárias

Com o objetivo de dar transparência ao relacionamento com os interessados na comercialização dos imóveis, com proposito de habilitar a cidade de Sorocaba para a avaliação feita pela INVESTE-SP, e atender, de forma rápida e eficaz, tanto o investidor quanto os órgãos de auxílio à atração, entre elas a INVESTE-SP, é necessário o cadastramento dos imóveis disponíveis de todos os interessados em vender ou alugar terrenos e edificações destinadas à indústria, comércio atacadista e serviços de empresas de grande porte e cadastramento dos seus respectivos responsáveis legais.

Acesse a Lista de aderentes ao Edital;

Edital – Edital de Chamamento Público