Geração de Renda

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda fomenta atividades que promovem a geração de renda. Nesse sentido, coordena e organiza feiras de artesanato do município, bem como o cadastro de artesãos e o dos vendedores ambulantes de comestíveis.

FEIRAS DE ARTESANATO

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDETER), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Associação Sorocabana de Artesanato (ASA) e Associação Novos Rumos, realiza a Feira de Artesanato, ou Feirinha, como é carinhosamente conhecida, em diversos locais da cidade.

A Feira de Artesanato tem por objetivo a valorização dos trabalhos dos artesãos locais e conta com 58 barracas de artesanato, apresentando produtos das mais variáveis técnicas, tais como: crochê, tricô, bijuterias, peças decorativas, artigos em couro, mosaicos, entre outras diversas técnicas dos artesãos. Além das barracas de artesanato, a Feirinha também conta com outras 10 barracas de comestíveis.

CALENDÁRIO DAS FEIRAS DE ARTESANATO 2018

 

MAIO:

05 e 06 – Praça José Bernardo de Andrade – Éden
07 a 11 – Largo do Rosário – Centro
14 a 19 – Praça Coronel Fernando Prestes – Centro
14 a 18 – Praça da Maçonaria – Mangal (comestíveis)
21 a 25 – Praça da Maçonaria – Mangal
28 a 01/06 – Largo do Rosário – Centro

JUNHO:

02 e 03 – Éden
04 a 08 – Rosário
11 a 15 – Frei Baraúna
18 a 23 – Fernando Prestes
18 a 22 – Mangal (comestíveis)
25 a 29 – Mangal
30 e 01/07 – Éden

JULHO:

02 a 07 – Fernando Prestes
02 a 06 – Mangal (comestíveis)
09 a 13 – Frei Baraúna
16 a 27 – Rosário
30 a 03/08 – Mangal

AGOSTO:

04 e 05 – Éden
06 a 11 – Fernando Prestes
06 a 10 – Mangal (comestíveis)
13 a 17 – Frei Baraúna
20 a 24 – Rosário
27 a 31 – Mangal

SETEMBRO:

01 e 02 – Éden
03 a 08 – Fernando Prestes
03 a 07- Mangal (comestíveis)
10 a 14 – Frei Baraúna
17 a 21 – Rosário
24 a 28 – Mangal
29 e 30 – Éden

OUTUBRO:

01 a 06 – Fernando Prestes
01 a 05 – Mangal (comestíveis)
08 a 12 – Rosário
15 a 19 – Frei Baraúna
22 a 26 – Mangal
29 a 02/11 – Rosário

NOVEMBRO:

03 e 04 – Éden
05 a 10 – Fernando Prestes
05 a 09 – Mangal (comestíveis)
12 a 16 – Frei Baraúna
19 a 23 – Rosário
26 a 30 – Mangal

DEZEMBRO:

01 e 02 – Éden
03 a 08 – Fernando Prestes
03 a 07 – Rosário (comestíveis)
10 a 14 – Frei Baraúna
17 a 21 – Rosário
26 a 29 – Fernando Prestes
26 a 28 – Rosário (comestíveis)

CADASTRO NA SUTACO

A SUTACO – Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O que faz essa subsecretaria para o interessado em ser artesão?

  • Mantém cadastro estadual de artesãos;
  • Fornece carteira que identifica o portador como profissional do artesanato;
  • Concede acesso aos serviços por ela prestados.

Este serviço de cadastro é realizado gratuitamente no município de Sorocaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, na UNITEN – Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios, localizada na Av. General Osório, 1.840 – Vila Barão, por agente de cooperação devidamente treinado pela SUTACO, mediante agendamento prévio pelo telefone (15) 3316-1661, com Jorge.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Xerox do RG, CPF, comprovante de residência em próprio nome, uma foto 2×2 ou 3×4 colorida e recente.

É necessário também trazer uma peça pronta de cada técnica e confeccionar uma diante do técnico.

COMÉRCIO AMBULANTE DE ALIMENTOS

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), cadastra e entrega os termos de permissão de uso de espaços públicos para ambulantes aptos a exercerem o trabalho nas ruas da cidade. A entrega dos termos está apoiada na Lei 10.985/2014, mais conhecida como Lei de Ambulantes.

Os ambulantes devem também passar por um curso de Manipulação de Alimentos que é ministrado pela Vigilância Sanitária – órgão da Secretaria da Saúde, além de receber capacitação sobre gestão de negócios – sendo que esta capacitação é ministrada pelo Sebrae – Serviço Apoio às Micros e Pequenas Empresas.

Para conseguir a vaga desejada, o interessado deve apresentar os seguintes documentos, na ocasião da abertura do Edital de Chamamento que acontece uma vez por ano, conforme estabelece o Decreto 22.894/2017 para preenchimento de novas vagas:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NO ATO DA ENTREGA DO REQUERIMENTO:

  • Cópia simples

RG, CPF, comprovante de residência em próprio nome.
Caso os comprovantes de endereço estejam em nome de outra pessoa, é necessário juntar:
a) Certidão de casamento, quando se tratar de união estável, ou
b) Certidão de filhos, ou
c) Documento que demonstre haver grau de parentesco entre os pretendentes;

  • Cópia simples do registro no MEI ou ME.
  • Cópia simples do Certificado do Curso de Empreendedorismo.

Para participar deste curso é necessário fazer agendamento no Espaço Empreendedor-
Av. Afonso Vergueiro, 1.927 – Centro – telefone: (15) 3229-2372.

  • Cópia simples do Certificado do Curso de Manipulação de Alimentos.

Para participar deste curso é necessário fazer agendamento na Vigilância Sanitária –
R. Nain, 57 – J. Betânia (15) 3229-7307.

  • Declaração da Base Operacional de Apoio (formulário próprio).

É obrigatória a apresentação deste endereço.
Em caso de categoria “A”:

Fotos, croqui do local e cópia simples do CRLV do veículo.

  • Todos esses documentos precisam ser apresentados par evitar que o interessado perca a sua chance de participar do Edital.

Horário de Atendimento:

Seg-Sex 08:00h á 12:00h e 13:00h ás 17:00h.

Telefone para Atendimento:

(15) 3316-1661.

Endereço:

AVENIDA GENERAL OSÓRIO, 1.840 – ALTOS DO TRUJILO – CEP.: 18.060-50.

Linhas de Ônibus:
Ponto em frente: Sol Nascente / Santa Barbára Via. General Osório.
Consulte os Horários de Ônibus clicando aqui.